iN SAiO Cia de Arte comemora 10 anos com circulação de Ato Infinito


Crédito da foto: Claudio Higa

Com a apresentação de Ato Infinito, no Tendal da Lapa, dia 24 de outubro, a iN SAiO Cia de Arte, dirigida pela bailarina e coreógrafa Claudia Palma, inaugura as comemorações dos 10 anos de trajetória da companhia fundada por ela em 2010, que incluem, além da circulação do espetáculo por outros espaços da cidade, mesas de discussão, exposição-instalação fotográfica e a mostra de trabalhos de artistas parceiros, Mergulho Abissal, que surge a partir do mote de “Abissal”, criação de 2016. Todas as ações têm entrada gratuita.

Ato Infinito traz, num espaço em colapso, corpos que persistem após o desmoronamento. As existências ganham urgências diante de um risco iminente, ou acontecido, ou suposto, ou anunciado, onde bordas e centros tornam-se móveis. Em tempos de reflexão sobre o modo como as estruturas do mundo se apresentam, sobre o que nos afeta e como agir diante deste contexto, aglutinar-se se torna uma necessidade para resistir e existir até a exaustão. Ato Infinito propõe um corpo crítico, conectado com a contemporaneidade, e que revela impulsos, crises e necessidades de sobrevivência.

Além do espetáculo, companhia dirigida por Claudia Palma propõe ações artísticas pulverizadas na cidade, que buscam radiografar e refletir sobre as criações feitas até aqui e seus sentidos atualizados.

Concebido e dirigido por Claudia Palma, o espetáculo tem trilha sonora de Guilherme Marques, desenho de luz de Hernandes de Oliveira e ambientação cenográfica de Suiá Ferlauto. Para o aprofundamento da investigação, os seis intérpretes criadores – Carolina Canteli, Cristina Ávila, Everton Ferreira, Luiza Alves, Marina Mathey e Natália Franciscone – contaram com a provocação filosófica de Rodrigo Vilalba.

Depois do Tendal da Lapa, Ato Infinito cumpre temporada de 31 de outubro a 9 de novembro na Oficina Cultural Oswald de Andrade – no dia 6 de novembro, acontece a mesa de discussão Mulheridades, com  as artistas Neon Cunha e Mirella Façanha, para um embate sobre como as corporeidades não normativas, suas identidades de gênero e recortes raciais influenciam na visão de mundo e consequentemente no fazer artístico hoje. Na sequência, faz apresentação única no CEU Heliópolis (dia 13 de novembro), e outras quatro, de 19 a 22 de dezembro, no Centro Cultural São Paulo.

O Centro de Referência da Dança – CRDSP – também acolhe parte do projeto: no dia 29 de outubro, às 18h30, inaugura a Exposição-Instalação fotográfica “iN SAiO 10 Anos” , uma retrospectiva da trajetória da companhia, com foco nos sete trabalhos criados desde 2010. A abertura contará com a presença do filósofo e parceiro freqüente Rodrigo Vilalba, para uma conversa com o público colocando em pauta questões relacionadas às escolhas e modos de criação da companhia, bem como a pertinência das ações artísticas nos tempos atuais. No mesmo espaço, dia 26 de novembro, entre 14h e 21h, acontece a “Mostra Mergulho Abissal”, composta por cinco artistas parceiras e parceiros da iN SAiO em diferentes funções e contextos – Letícia Sekito, Nina Giovelli, Ramiro Murillo, Renato Vasconcellos e Suiá Burger Ferlauto – que apresentarão seus mergulhos individuais atuais. Nos intervalos, haverá espaços para convívio, fomentando a ideia de território comum, diálogo e retroalimentação entre artistas e público.

As comemorações seguem em 2020, com mais apresentações de “Ato Infinito” nas versões original e reconfigurada para a rua em vários espaços da cidade, um ciclo de aulas abertas com artistas convidados, oficina prática de Eutonia com Claudia Palma, outra mesa para discutir “Desterritorialização na dança” e, ainda, a publicação virtual ‘iN SAiO 10 Anos Convida’

O projeto foi contemplado pela 26ª edição do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.

iN SAiO Cia. de Arte

A iN SAiO Cia. de Arte é dirigida por Claudia Palma desde 2010, em São Paulo. A contemporaneidade é o alicerce da sua pesquisa corporal e, sendo assim, torna-se voz e inspiração de artistas que buscam o fortalecimento da linguagem e identidade artística da companhia.

Criações: Ato infinito (2018) | Abissal (2016) | Platô (2014) | DarkRoom (2014) | Novos experimentos (2014) | Cálamo (2012) | Lugar algum (2010) | Um outro corpo (2004 – originalmente criado para a Cia. 2 do Balé da Cidade de São Paulo).

Projetos contemplados: iN SAiO 10 Anos CONVIDA (26º Fomento à Dança, 2019) | Ato infinito (23º Fomento à Dança, 2018) | Abissal (18º Fomento à Dança, 2015-2016) | 2.Confluências (ProAC – Programa de Ação Cultural, 2015-2016) | Platô (ProAC – Programa de Ação Cultural, 2013- 2014) | Ecos (16o Fomento à Dança, 2014-2015) | DarkRoom (14o Fomento à Dança, 2013- 2014) | Cálamo (ProAC – Programa de Ação Cultural, 2011-2012) | O olhar de dentro (8o Fomento à Dança, 2010-2011).

Ficha Técnica

Concepção e direção artística: Claudia Palma
Intérpretes criadores: Carolina Canteli, Cristina Ávila, Everton Ferreira, Luiza Alves, Marina Mathey, Natália Franciscone
Estagiária: Nayana Soffiatto
Trilha sonora:Guilherme Marques
Desenho de luz: Hernandes de Oliveira
Provocação filosófica: Rodrigo Vilalba
Ambientação cenográfica: SuiáFerlauto
Figurinos: iN SAiO Cia. de Arte
Fotografia: Claudio Higa
Registro em vídeo: Osmar Zampieri
Design gráfico: Hernandes de Oliveira
Assessoria de imprensa: Elaine Calux
Produção: Cristiane Klein – Dionísio Produção Cultural
Assistência de produção: Cristina Ávila

Serviço

Ato Infinito
iN SAiO Cia de Arte
Dia 24 de outubro de 2019
Quinta-feira, 19h30
Local: Centro Cultural Tendal da Lapa
Rua Guaicurus, 1100 – Água Branca, São Paulo – SP
Ingresso: Grátis
Lotação: 100 lugares

De 31 de outubro a 09 de novembro de 2919
Quintas e sextas, 20h; sábados, 18h
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo – SP
Ingresso: Grátis
Lotação: 80 lugares

Dia 13 de novembro de 2019
Quarta-feira, 20h
Local: CEU Heliópolis
Estrada das Lágrimas, 2385 – São João Clímaco, São Paulo – SP
Lotação: 150 lugares

De 19 a 22 de dezembro de 2019
Quinta a sábado, 21h; domingo, 20h
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo – SP
Ingresso: Grátis (ingressos disponíveis no local com 1 hora de antecedência)
Duração: 50 min
Classificação indicativa: 14anos

Exposição-Instalação fotográfica iN SAiO 10 Anos CONVIDA
Abertura: 29 de outubro de 2019, terça-feira, das 18h30 às 21h
A partir de 30 de outubro, de segunda a sábado, das 10h às 21h até dezembro de 2019
Local: Centro de Referência da Dança
Baixos do Viaduto do Chá, s/n – Centro, São Paulo – SP

Mesa de discussão: Mulheridades
Com Neon Cunha e Mirella Façanha
Dia 06 de novembro de 2019
Quarta-feira, 19h
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo – SP
Ingresso: Grátis
Lotação: 100 lugares

Mostra Mergulho Abissal
Dia 26 de novembro 2019
Terça-feira, das 14h às 21h
Local: Centro de Referência da Dança
Baixos do Viaduto do Chá, s/n – Centro, São Paulo – SP
Ingresso: Grátis
Lotação: 70 lugares

“Estudo para Tremores” – Leticia Sekito | Companhia Flutuante
Duração: 50 min (30 min compartilhamento + 20 min de conversa com público)
Ingresso: Grátis

“3 ou My body is in tumulto” – Nina Giovelli
Duração: 30 min

“Massa” – Ramiro Murillo
Duração: 30 min

“Playlist:)” – Suiá Ferlauto e Elisa Band
Com:  Ana Paula Vasconcelos, Angela Adriana, Elisa Band , Estela Lapponi, Evelyn Eduardo, Gabriela Flores, Joana Porto, Lilian Wiziak, Luana Chnaiderman, Marília Simões do Nascimento, NecaZarvos, Paulo Dersu, Rafael Costa, Suiá Burger Ferlauto, Tom Vieira
Duração 75 a 90 min

“Será que estou rindo?” – Renato Vasconcellos e Rodrigo Rodrigues
Duração 20 min

Sobre Roger de Souza

É dançarino, coreógrafo e blogueiro. Autoditada e estudioso dessa arte, pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes do Mundo da Dança. Saiba mais sobre o Autor.