5 benefícios que o pole dance traz para quem o pratica


Faz um tempo que os movimentos na barra vertical deixaram de ser somente uma forma de extravasar a sensualidade e ganharam status de atividade física. Nos últimos anos, o pole dance saiu das casas noturnas e chegou nas academias como uma verdadeira atividade esportiva.

E não é para menos. A prática, que exige força, flexibilidade e equilíbrio, traz um impacto positivo para a saúde e ainda trabalha a sensualidade e autoestima. Quer conhecer todos os benefícios do pole dance? Nós listamos para você neste post, confira.

O que é o pole dance?

O pole dance é uma atividade que trabalha o condicionamento físico por meio da dança ao redor de uma barra de metal vertical. Originada das artes circenses, a prática envolve acrobacias e conta com subidas, descidas, saltos e giros na barra.

A modalidade exige força e flexibilidade e também trabalha a autoestima e autoconfiança. Ao som de músicas, os movimentos funcionam como uma dança divertida e que auxilia no alívio do estresse. De acordo com sua proposta, a modalidade é dividida nas seguintes vertentes:


  • pole exotic: utiliza movimentos acrobáticos que exigem força e flexibilidade, mas sem perder a sensualidade. O figurino conta com maquiagem e salto alto;
  • pole sport: mescla a dança com acrobacias circenses;
  • street pole: praticada em espaços públicos utilizando postes de rua;
  • pole fitness: conta com movimentos isométricos para trabalhar a musculatura;
  • pole contemporâneo: usa coreografias de ballet e dança contemporânea na barra vertical;
  • pole flow: trabalha força e flexibilidade por meio de giros e inversões.

Quais os benefícios do pole dance?

Desde que o praticante não tenha restrições médicas, como hérnias de disco e labirintite, ele pode desfrutar de inúmeros benefícios da prática, que trabalha todo o corpo. A seguir, listamos os principais.

1. Ganho de flexibilidade

O alongamento está presente em toda a aula e, para que os movimentos fiquem cada vez mais bonitos, os alunos são incentivados a alcançar uma amplitude de abertura dos braços e das pernas. Além disso, os movimentos também trabalham a flexibilidade do tronco por meio de inclinações.

2. Perda de peso

Cada hora de aula gasta entre 400 e 700 calorias, de acordo com a intensidade do exercício. A grande vantagem é que o exercício emagrece e ainda trabalha o fortalecimento dos músculos, ou seja, você pode substituir a musculação e a esteira por um momento muito mais divertido.

3. Aumento da coordenação motora

Como a prática trabalha movimentos de dança, ioga e ginástica e é feita com o auxílio de músicas, o aluno consegue desenvolver e melhorar sua coordenação motora, exercitando também a concentração e suavidade do corpo.

4. Fortalecimento da musculatura

Esse é um dos maiores benefícios da aula. Praticando o pole dance você conquistará uma barriga chapada e braços e pernas mais firmes e definidos. Alguns grupos musculares são ainda mais trabalhados: é o caso dos bíceps e tríceps.

5. Melhora da autoestima

Os exercícios não são fáceis e exigem bastante treino, no entanto, a prática é muito benéfica para o aluno, que percebe sua evolução e consegue se ver fazendo movimentos que jamais imaginou. Além disso, por ser naturalmente uma dança sensual, o pole dance é uma verdadeira jornada de autoconhecimento.

Que roupa utilizar na aula?

Na hora de se preparar para a aula, consulte seu professor para entender qual a roupa indicada. A vestimenta depende da vertente do pole, no entanto, o padrão é um top e shorts, isso porque o contato da pele com a barra é importante para que o aluno consiga se prender.

Os sapatos de salto costumam ser utilizados apenas em apresentações e é recomendado que alunos com excesso de transpiração utilizem luvas de academia para não escorregar nas barras.

O pole dance é uma prática excelente que trabalha todo o corpo e traz muitos benefícios. Na primeira aula, é possível que você sinta alguma dificuldade em realizar os movimentos, mas não desista. Conforme notar a evolução, você se sentirá muito mais motivado e orgulhoso.

Agora você já conhece os benefícios do pole dance. Compartilhe este post com seus amigos e ajude a divulgar cada dia mais essa modalidade!

Sobre Roger de Souza

É dançarino, coreógrafo e blogueiro. Autoditada e estudioso dessa arte, pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes do Mundo da Dança. Saiba mais sobre o Autor.