06 dicas importantes para os Homens na Dança


No artigo de hoje vamos falar sobre o universo da dança que envolvem os homens e daremos algumas dicas importantes para quem dança ou quer se aventurar por esse maravilhoso mundo. Confira:
 

01 - Bolsa de Estudos

A primeira dica é sobre bolsa de estudos. Muitas escolas e companhias de dança sempre estão dispostas a oferecerem bolsas para os homens. Até mesmo pela demanda que é escassa e que por muitas vezes não encontram o apoio da família quando desejam ingressar na dança. O que ocasiona também a falta de apoio financeiro necessário. Então a bolsa de estudos oferecida (muitas vezes de forma integral) por essas academias e companhias acaba sendo uma maneira eficaz de auxiliar os homens que queiram dançar e se profissionalizar na dança.
 

02 - Aulas de Pas de Deux

Ao se desenvolver na carreira de dança com toda certeza terá muitos momentos que você irá dançar com outra pessoa. É de suma importância que todos os bailarinos tenham o domínio da técnica do Pas de Deux. Pois em várias modalidades de dança, em algum momento, você vai acabar precisando usar essas técnicas. Quem domina essa especialidade da dança é muito valorizado profissionalmente tendo um ótimo retorno financeiro, pois são costumeiramente contratados por bailarinas para apresentações.

Pas de Deux = “Passo de Dois” – como o próprio nome sugere, é um dueto de dança em que dois dançarinos, geralmente um homem e uma mulher, executam passos de ballet juntos.
 

03 - Condicionamento Físico dos Membros Inferiores

Na dança em geral o homem se destaca muito pelos seus saltos, como por exemplo no Ballet. E também ao dançar em dupla precisa de força nas pernas para ajudar na condução e levantamento da parceira. A dica é aproveitar ao máximo os treinamentos específicos para essa região inferior durante as aulas.

04 - Outras modalidades de Dança e Teatro

Investir em outras modalidades fora daquela que você gosta ajuda a se tornar um dançarino versátil e tecnicamente falando uma modalidade completa a outra dando boas bases, tais como, quem pratica Jazz por exemplo ter uma base do Ballet ajuda na execução dos movimentos. Um dançarino versátil é bastante valorizado pelas Companhias de Dança e Teatro.

Sim o teatro é uma arte que ajuda muito a desenvolver a dramatização através da dança. Todos sabemos que a dança transmite muita energia e sentimento. Se precisar desenvolver-se como dançarino em um musical, sua bagagem de teatro vai fazer toda a diferença.

05 - Trabalho de Resistência e Fortalecimento

Trabalhar o corpo no sentido de aumentar sua resistência e fortalecimento, traz mais leveza na aplicação dos movimentos e segurança na execução dos mesmos. Aumenta o rendimento nos treinos, coreografia como um todo e satisfação na dança. Evita contusões e melhora consideravelmente a performance.

Um bom condicionamento físico é imprescindível na carreira da dança, principalmente para os homens que além de serem exigidos muito nos saltos, também usam sua força para condução da sua parceira de dança em vários estilos.

Então homens que querem seguir uma boa carreira na dança, fortalecer os músculos e membros é essencial para os palcos da vida.

06 - Saúde Mental

Ter domínio sobre o corpo através dos exercícios e treinos da dança é importante. Mas também é importante ter sua mente leve e saudável. A dica é ler bons livros, assistir bons filmes, cultivar as boas amizades, frequentar bons lugares e manter as relações interpessoais com alegria e satisfação.

Ter sempre a mente limpa e leve, procurar entender as frustrações da vida e ser uma pessoa positiva. Ter boas noites de sono e descansar sempre que possível. Dedicar um tempo para sua higiene mental. Trabalhar o pensamento de forma propositiva e focada.

Essas então são as 06 dicas que nós aqui do Mundo da Dança consideramos importantes para os homens que vivem ou praticam a dança.

Sobre Roger de Souza

É dançarino, coreógrafo e blogueiro. Autoditada e estudioso dessa arte, pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes do Mundo da Dança. Saiba mais sobre o Autor.