Câimbras durante a Dança. O que fazer?


As cãimbras (ou cãibras, também a forma alternativa correta) são uma complicação comum entre os praticantes de atividade física, inclusive os bailarinos. Existem muitas dúvidas e mitos sobre este tema. Vamos tentar descobrir alguns.

Nossos músculos são compostos de milhares de fios muito finos chamados miofibrilas que deslizam uns sobre os outros para produzir contrações musculares. Nos chamados músculos esqueléticos ou estriados, é o próprio indivíduo que controla o movimento, ou seja, o controle do tecido muscular é voluntário. Esses são os músculos que usamos para realizar ações que decidimos realizar, como pegar objetos, correr ou dançar; em contraste com ações que não comandamos, como mover a parede do estômago ou os vasos sanguíneos, que são realizados por movimentos suaves. músculos, são controlados involuntariamente.

Lembramos também a importância de íons como sódio, potássio, cálcio e magnésio para o perfeito funcionamento dos músculos. Bem, as cãibras induzidas pelo exercício são contrações espásticas, violentas, dolorosas e involuntárias do músculo estriado que ocorrem imediatamente após o esforço físico. Atualmente, entre os estilos de atividade física leigos e não leigos, existe a ideia de que as cãibras são causadas por "deficiência de potássio". A imagem do tenista de sucesso Gustavo Kuerten comendo bananas durante os treinos e competições reforçou essa ideia há alguns anos. No entanto, as observações nos fazem questionar essa impressão.

Falando um pouco sobre os Bailarinos(as)

A grande maioria dos bailarinos que se queixam de cãibras apresenta sintomas de demandas intensas nos grupos musculares e pode não ser capaz de responder às demandas. Raramente, um dos indivíduos está em condição de sudorese extrema, ou em outra condição clínica que favoreça a perda de potássio. E mais: Sintomas musculares devido à deficiência de potássio, em geral, o indivíduo deve estar muito doente, como um paciente de UTI, e ter desenvolvido outros sintomas como arritmia, insuficiência renal, pressão arterial e alterações no sistema respiratório paralisar, entre outras coisas . gravidade. Além disso, as cãibras induzidas pelo exercício ocorrem apenas em grupos musculares que se contraem repetidamente, enquanto anormalidades nos eletrólitos (potássio, sódio, etc.) podem causar cãibras musculares em todos os músculos do corpo. Portanto, é improvável que as cãibras no estúdio de dança ou no final de uma dança sejam devido à deficiência de potássio.

Quais são as teorias?

Historicamente, várias teorias foram propostas para explicar os mecanismos das cãibras induzidas pelo exercício: a teoria dos problemas metabólicos inatos, a teoria da desidratação, a teoria do equilíbrio eletrolítico anormal (onde o potássio entra) e a teoria das condições ambientais extremas. como frio ou quente. No entanto, essas teorias não foram apoiadas em estudos recentes, que foram propostos a partir de relatos esporádicos, e o mecanismo de ação das cãibras nunca foi claramente demonstrado.

Atualmente, a hipótese de que as cãibras induzidas pelo exercício são secundárias à fadiga muscular parece mais forte. De acordo com essa teoria, a forte demanda do tecido muscular inibe a modulação das respostas miofibrilares, que é realizada por pequenas estruturas sensíveis à tração localizadas entre tendões e músculos (órgãos tendinosos de Golgi). Em outras palavras, ele “para de entender quando não deveria estar mais contraindo” devido ao uso excessivo do músculo. Claro que esse "uso excessivo" é um conceito individual e proporcional à preparação física de cada atleta/bailarino. Portanto, uma boa preparação física é importante para a dança.

Outro fator que aumenta ainda mais a tendência à cãibra é a contração do músculo a partir de seu menor comprimento. Por exemplo: Quando uma mulher realiza um movimento de "meio dedo" e já está usando salto alto, os músculos da panturrilha ("panturrilha") foram permanentemente contraídos para manter o equilíbrio do calcanhar. O esforço extra para projetar o peso para frente, na metade do dedo do pé, pode sobrecarregar esse tecido muscular e causar cãibras. Na verdade, os músculos da panturrilha (incluindo os músculos gastrocnêmio ou "panturrilha" e o sóleo) são os músculos que os dançarinos são mais propensos a cãibras.
 

O que é mito e realidade

"Pronto" e acabe com o mito: mesmo que a teoria do potássio estivesse correta, certamente a banana não seria escolhida para corrigir essa deficiência. Vários alimentos são mais ricos nesse aspecto: Bananas estão entre os alimentos que contêm até 250 mg de potássio por 100 gramas, assim como espinafre, tomate, brócolis, cenoura, couve-flor, batata, beterraba, kiwi, laranja, manga, melão. Alimentos com 500 miligramas de íons por 100 gramas são muito mais ricos em potássio, como figos secos, frutas secas, abacates, farelo de grãos e gérmen de trigo. Então, ao consumir bananas, nossos famosos tenistas se sentem melhor (psicológicos) por consumir carboidratos, aumentar os estoques de glicogênio (combustível instantâneo para o exercício), descansar durante os intervalos do jogo e até mesmo um efeito "placebo". Mas ele certamente não evitaria cólicas tomando potássio.
 

Algumas dicas importantes

  • Não corra atrás de bananas quando estiver com cãibras durante um treino físico!
  • Tente alongar imediatamente os músculos contraídos, é mais eficaz se for feito de forma passiva, com alguém que o ajude a posicionar a parte do corpo durante o movimento;
  • Se as cãibras ocorrerem com frequência, este é um aviso: você não está fisicamente apto para o movimento que pretende fazer;
  • Encontre um educador físico ou fisioterapeuta e inicie um programa que complemente seu programa de dança de salão. Inclui fortalecimento e alongamento muscular, ambas as valências são importantes;
  • Primeiro, é claro, você deve se certificar de que está saudável e capaz de se exercitar durante sua revisão regular com seu médico. As cãibras podem ter outras causas fora do âmbito da atividade física, como sistema nervoso, doença glandular, vascular, uso de drogas, gravidez, etc.


Dúvidas, mantenha o foco e prepare seu corpo para dançar. Assim funciona!

 

Sobre Roger de Souza

É dançarino, coreógrafo e blogueiro. Autoditada e estudioso dessa arte, pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes do Mundo da Dança. Saiba mais sobre o Autor.