Com que idade a criança pode iniciar na dança?


Sabemos que se exercitar e dançar fazem bem ao corpo e à alma, mas muitas pessoas ainda se perguntam, será que agora é a idade certa? Principalmente para crianças. Com que idade uma criança pode começar a dançar?
 
As aulas de dança são populares em todas as idades, principalmente para as crianças mais novas, afinal a dança traz muitos benefícios para as crianças além de ser um ótimo exercício físico. Na sala de aula, trabalhamos a socialização, a criatividade, a concentração, o equilíbrio, a flexibilidade, a autoestima, o que muitas vezes contribui para o seu desenvolvimento.
 
Pessoas de qualquer idade podem aprender novos movimentos, e uma aula de dança pode despertar a arte.
 
É importante lembrar que estamos falando de crianças, então a dosagem é necessária! As escolas de dança geralmente têm uma idade mínima de início, 03 para aulas de bebês, e uma vez que você começa, 05 a 7 é um bom momento para iniciar outras atividades infantis como hip-hop, jazz ou dança do ventre.
 
As crianças podem e devem dançar, e é importante que as aulas sejam conduzidas de forma divertida e prazerosa para as crianças, sempre respeitando seu desenvolvimento físico e mental.

As aulas das crianças são adequadas ao seu desenvolvimento muscular e esquelético, afinal ainda não são feitas, e garantem uma boa postura e corrigem eventuais problemas.

É importante ressaltar que eles precisam se divertir primeiro, não exigir resultados, para se sentirem satisfeitos na aula. As crianças devem primeiro descobrir a prática da dança e não se sentirem obrigadas a fazer algo que não gostam.
 
Essas aulas ajudam a desenvolver essa consciência corporal, permitindo que as crianças descubram seus corpos, movimento, espaço, como coordenar seus movimentos e, aos poucos, abracem os conteúdos técnicos de maneira natural.
 
Aos 6 anos, as articulações do seu filho estão prontas para movimentos e posturas mais complexas e devem ser sempre cuidadas!
 
Os professores costumam iniciar a aula com um aquecimento e movimentos mais fáceis para ninguém ficar para trás e ajudar as crianças que nunca praticaram nenhum tipo de esporte antes.
 
As aulas tornam-se mais técnicas mas sempre divertidas, alternando entre movimento e expressão física.
 
O mais legal dessa faixa etária é que a criançada já sabe o que mais gosta, balé clássico, jazz, hip-hop, dança do ventre. As aulas de dança são uma ótima maneira de queimar a energia do seu filho e socializar com os amigos.
 
Em conclusão:
 
A idade mínima para começar a dançar é em torno de 03 anos, dependendo da escola e do estilo que você escolher. Mas o mais importante é começar pequeno e tudo está no modo divertido, caso contrário a experiência de dança não será tão agradável quanto deveria ser, e não trará muitos benefícios.
 
Sempre converse com o professor de dança do seu filho, tire dúvidas, faça aulas e se envolva no desenvolvimento dele ao longo do curso. Claro, converse sempre com a pessoa em questão e a criança sempre deve ser ouvida!

Sobre Roger de Souza

É dançarino, coreógrafo e blogueiro. Autoditada e estudioso dessa arte, pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes do Mundo da Dança. Saiba mais sobre o Autor.