Como a dança é importante para a reabilitação física


Todos sabemos que a dança é uma ótima atividade com muitos benefícios para o nosso corpo, mente e saúde, mas você sabia que ela pode ser uma grande ajuda na recuperação física?

Hoje, você aprenderá sobre a importância da dança para pessoas com deficiência ou em recuperação.

Alguns dos benefícios que seguir a dança pode trazer para a recuperação física, como:

Coordenação motora:

Os passos de dança ajudam no desenvolvimento do movimento, afinal, esses movimentos promovem a consciência corporal, o que ajuda a dar uma sensação de leveza na hora de se apresentar. Pessoas em recuperação ou com deficiência podem usar a dança para melhorar a coordenação, o que, por sua vez, melhora outras atividades físicas ou tarefas diárias.

Aumenta a capacidade mental:

Lembrar passos e dançar estimula o cérebro, o que aumenta a capacidade de memória. Com o tempo, você aprende passos mais sutis e complexos, e seu cérebro se expande para acompanhá-los. Assim, a expansão do cérebro contribui para outras áreas da vida, potencializando ainda mais a inteligência.

Terapia:

Tudo o que gostamos de fazer pode ser usado como terapia, afinal nos ajuda a relaxar e esquecer nossos problemas. É ainda mais importante se você gosta de dançar, pois oferece benefícios à saúde, além de atuar como uma válvula de escape. Além de superar a sensação de que você aprende a cada passo do caminho.

Estimula o contato social:

Algumas pessoas com deficiência física geralmente são tratadas individualmente, como fisioterapia, fonoaudiologia e aconselhamento psicológico, e dificilmente são aditivas em grupo. Na dança, eles podem fazer esse contato, integrar-se com pessoas diferentes e até com a mesma deficiência, promover a socialização, aceitar melhor fazer parte de um grupo e entender as diferenças.

Benefícios para o organismo:

Além de vários benefícios para a mente, não podemos deixar de mencionar os efeitos da dança no corpo, como estimular o movimento, auxiliar na perda de peso, ganho de massa, alongar e fortalecer os músculos, tornando-os mais fortes e resistentes. .

Independentemente da deficiência a reabilitação por meio da dança é altamente recomendada, pois traz muitos benefícios, além de aumentar a autoestima, a autoconfiança e o mais importante, de forma divertida e adequada para todas as idades.

Sobre Roger de Souza

É dançarino, coreógrafo e blogueiro. Autoditada e estudioso dessa arte, pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes do Mundo da Dança. Saiba mais sobre o Autor.