Conheça as 5 curiosidades sobre o ritmo do Frevo


É um estilo musical brasileiro de ritmo acelerado. Uma arte do carnaval do Recife que incorpora gêneros como maxixe, marcha, polca e dobrado. Uma dança complexa, rodopiando, balançando e fazendo malabarismos, este é o frevo!

Com origem no estado de Pernambuco no final do século XIX, o Frevo foi influenciado pela capoeira, quando seus jogadores abriam caminho para que os músicos se movimentassem na multidão.
Leva o nome da palavra fervo, que na pronúncia popular se torna "frever", que significa fervura, tumulto, excitação. O termo foi usado pela primeira vez em 1908 pelo jornalista Oswaldo Oliveira em um jornal chamado Pequeno.

Mas essa não é a única curiosidade sobre esse ritmo contagiante!

FREVO é o primeiro ritmo criado para o nosso carnaval

Este é o primeiro ritmo musical criado para o Carnaval em Pernambuco. Como dissemos acima, no antigo desfile de carnaval, os capoeiristas abrem caminho para os músicos passarem pela multidão, e a voz do Frevo é ouvida.

Instituto do Patrimônio Imaterial da Humanidade

Por ocasião do centenário, em 2007, o ritmo musical recebeu o título de patrimônio cultural imaterial do Brasil. Mas em dezembro de 2012, o frevo foi considerado um importante patrimônio da cultura brasileira, tanto que foi criado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Patrimônio Imaterial da Humanidade.


FREVO ganha seu espaço

Em 2014, a cidade do Recife, com a criação e realização da Fundação Roberto Marinho, criou o espaço Paço do Frevo, centro de referência e divulgação do frevo. O Paço do Frevo preserva e mostra a riqueza dessa expressão cultural, reunindo muito lazer, arte e história ao longo do ano, não apenas no Carnaval.

Tipos de FREVO

Existem vários tipos de frevo, o ritmo foi influenciado de forma diferente ao longo dos anos, então na década de 30 foi dividido em três tipos, frevo de rua, frevo de música e frevo de bloco.

  • Street Frevo: é instrumental, geralmente tocado por uma orquestra;
  • Frevo-Canção: Além de instrumentos, tem vozes;
  • Frevo de Bloco: Além de instrumentos e vocais, possui um coral feminino.

Padrão é o símbolo característico do FREVO

O estandarte é a bandeira com a bandeira que desfila em frente à procissão, representando a alegoria e o símbolo da associação. É visto como um elemento de descoberta do valor e grandeza dos grupos rave.

Esta é uma tradição da Idade Média quando missões militares e religiosas hasteavam suas bandeiras com o brasão e o símbolo da cruz.

O Frevo realmente traz muita história e cultura para o nosso país.

Sobre Roger de Souza

É dançarino, coreógrafo e blogueiro. Autoditada e estudioso dessa arte, pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes do Mundo da Dança. Saiba mais sobre o Autor.