Dicas de Alimentos que te ajudam na recuperação muscular e manutenção da performance


Se caso precisar tirar férias ou a academia de dança estiver de recesso. Para te ajudar a não retroceder, separamos uma lista dos melhores alimentos para compor sua alimentação durante esse momento, podendo ajudar a repor sua massa muscular, garantir energias para os seus treinos e deixar o corpo mais seguro contra lesões e doenças.

Se caso você precisar tirar férias ou se afastar da sua escola de dança isso não significa que você precisa ficar de quarentena dos seus treinos também. Afinal estudos revelam algumas alterações no corpo após 10 dias sem atividades físicas, observe:
  • Sistema cardiorrespiratório: redução de até 10% do que foi conquistado após 10 dias parados;
  • Força muscular: redução de até 15% do que foi conquistado após 10 dias parados;
  • Redução da massa muscular: de até 66% do que foi conquistado em 10 dias parados;
  • Flexibilidade: Redução de até 100% do que foi conquistado após 10 dias parado.
Levando tudo isso em consideração, não podemos deixar os treinos de lado nem a alimentação.
Acompanhe a lista dos alimentos que podem te ajudar bastante a “turbinar” o corpo e recuperar a musculatura e performance no período de descanso.

Espinafre: Cheio de vitaminas minerais e benefícios, além de promover energia e melhorar o metabolismo. O espinafre pode ser consumido em forma de suco, misturado com outras frutas, na salada ou em omeletes, cremes e tortas.

Beterraba: Você pode consumir a beterraba na salada, crua, cozida, ou misturada no suco de laranja. A dica é, consuma 2 horas antes do seu treino em casa.

Brócolis: Nosso querido brócolis também está na lista dos ótimos alimentos para recuperar a musculatura, podendo ser consumido cozido ou em saladas, também pode ser incluso em arroz, risotos e tortas.

Frutas cítricas: As frutas cítricas oferecem energia no momento de maior necessidade, podem ser consumidas antes e depois do treino, seja café da manhã, almoço ou jantar.

Ovos: Todo mundo já sabe o quanto os ovos são ricos em proteínas, o que é ótimo para os músculos, seu consumo não tem uma quantidade limite, seja cozido, mexido ou em forma de omelete.

Gengibre: Além de ser um ótimo termogênico natural o gengibre retarda o dano muscular e acelera a recuperação do treinamento. Pode ser consumido em sucos, saladas e até na comida japonesa.

Canela: Assim como o gengibre também é um ótimo termogênico e ajuda na recuperação muscular.
Linhaça: Rica em ômega 3, assim como peixes, sardinhas e salmões. Inclua pelo menos 2 colheres de sopa de linhaça por dia, em sucos, saladas, iogurte ou frutas.

Oleaginosas: Cheias de nutrientes, benefícios e gordura boa! Inclua uma porção de 30g ao dia. Podendo ser nozes, amêndoas, castanha-de-caju, castanha-do-pará e amendoim.

Leite: O leite ajuda na regeneração e desenvolvimento da massa muscular. A dica é, consumir um copo de leite desnatado no pós-treino.

Café: O café ajuda no desempenho e recuperação no pós-treino.

Água: E por último e não menos importante, muito pelo contrário, nossa querida água. Cerca de 70% dos nossos músculos é água, por tanto é importante estar sempre hidratado, por esse e diversos outros motivos que todos sabemos, como limpar o organismo, ajudar na absorção de vitaminas, ajuda emagrecer, aumenta a resistência física, previne caibras. São incontáveis benefícios, por tanto para saber a quantidade adequada diária que você deve ingerir, faça seu peso vezes 40.

Exemplo: 65kg x 40 = 2,400 litros. O consumo deve ser fracionado para um melhor aproveitamento do organismo.

Sobre Roger de Souza

É dançarino, coreógrafo e blogueiro. Autoditada e estudioso dessa arte, pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes do Mundo da Dança. Saiba mais sobre o Autor.