O impacto na saúde mental através da Terapia na Dança


A dança é uma ótima atividade física para pessoas de todas as idades, independente de sexo, gênero ou raça. A dança promove inúmeros benefícios como: culturais, sociais, educacionais e científicos. Como toda atividade física, o cérebro libera serotonina, substância que pode trazer alívio e melhorar o humor e o sono. É aqui que entra a cura através da dança, uma atividade de cura comprovada que beneficia o corpo, o coração e a mente. Confira a terapia pós-dança de hoje e seus benefícios para a saúde mental.

Como é a Terapia na Dança.

A dança é um movimento que é praticado por meio da expressão física e dos movimentos do corpo, por meio do qual ocorre a conexão entre a atenção e a mente e o corpo, liberando a tensão que se acumula, e você acaba removendo sem saber o que está prendendo você. .
Sendo a dança uma técnica psicofísica que consegue combinar a emoção da música com o aprendizado de novos ritmos, ela ativa funções importantes como memória emocional, atenção, socialização e cooperação.

A dança nos permite conectar e perceber as coisas que estão nos incomodando de maneira sutil e leve, permitindo que nossos corpos funcionem e proporcionem mudanças. É aí que entra a dança terapia, utilizada por muitos psicólogos, psiquiatras e até outros profissionais da saúde para melhorar a qualidade de vida de seus pacientes.

A dança e a saúde mental.

A dança é uma importante aliada para a saúde mental, e sua prática pode levar a melhorias dramáticas em pacientes que sofrem de ansiedade, depressão, distúrbios psicológicos e estresse.
Ao final da aula, o praticante faz alguns exercícios de relaxamento onde improvisa de acordo com o ritmo da música, sentindo aos poucos como você e seu corpo estão respondendo a cada ritmo, tudo isso promove o autoconhecimento, conexão mente e corpo , ajude a identificar o que está causando desconforto real em sua vida e, ao mesmo tempo, libere esse mal através do exercício.

A dança também é uma excelente maneira de estimular habilidades sociais para pessoas com problemas sociais. Afinal, na dança você vai trabalhar em grupo, vai aprender a lidar com a vergonha quando está deprimido, vai perder os passos da dança, tudo isso sem perder o apoio de seus professores e demais participantes, afinal você' Eu saberei que é cada parte do indivíduo e acontece com todos.

Quais são os benefícios ?!

Conversamos sobre como a dança terapia vai ajudar na sua saúde mental, mas com esse autoconhecimento, ela também pode trazer benefícios para o seu dia a dia, como:

  • Melhorando a sua forma de comunicação, expressão e autoconfiança;
  • Aumento da criatividade: Afinal a dança estimula partes do seu cérebro que aprimoram a imaginação;
  • Melhora autoestima: Quando praticamos exercícios físicos o cérebro libera endorfina e serotonina elevando sua sensação de bem-estar, prazer e motivação;
  • Aprimora a capacidade cognitiva e estimula a memória;
  • Aumenta o condicionamento físico;
  • Queima calorias;
  • Fortalece toda a musculatura corporal;
  • Fortalece os ossos evitando a perda óssea (osteoporose);
  • Aumenta a frequência cardíaca, ajudando o coração a bombear mais sangue para o corpo e para os músculos;
  • Reduz as dores;
  • Proporciona prazer e bom humor;
  • Melhora o aprendizado e a disciplina;

A terapia da dança é realmente uma ferramenta poderosa que promove saúde mental, corporal, alivia as tensões diárias, promove diversos benefícios e garante uma vida mais feliz e saudável.

Sobre Roger de Souza

É dançarino, coreógrafo e blogueiro. Autoditada e estudioso dessa arte, pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes do Mundo da Dança. Saiba mais sobre o Autor.