#PoleDance - Conheça 04 dos estilos de Pole Dance


Quando as pessoas ouvem sobre pole dance, geralmente associam a duas definições: o estereótipo antiquado de uma stripper ou pole dancer que realiza várias acrobacias intrincadas em bares. Mas você sabia que existem diferentes estilos de pole dance? A atividade está muito além do reino dos sentidos ou do poder - e dançarinos de todos os estilos imagináveis. Confira nesse artigo 4 estilos que você precisa conhecer:

Pole Fitness ou Acrobático

Tem se consagrado como o “clássico” por causa da sua popularidade (principalmente no Instagram) e tem como principal característica a acrobacia. É um estilo que trabalha bastante a força, a flexibilidade e o equilíbrio – mas isso pode variar de acordo com o praticante, já que há quem foque em aprender mais movimentos de flex ou quem prefira os de força, e ainda tem quem de tudo um pouco. Se você se identifica com esportes como ginástica rítmica ou olímpica e gosta de se aventurar na barra, então o Pole Acrobático pode ser o estilo ideal para você.

Pole Sensual

O Sexy Pole é provavelmente a modalidade mais conhecida de pole dance por ser a que mais se aproxima do estereótipo de pole strippers. É o estilo que mais trabalha a sensualidade entre todos, com bastante contato visual, floor work, salto, caras e bocas. Do ponto de vista de complexidade, não foca muito técnicas muito específicas ou complexas, então alunos de todos os níveis de pole podem praticá-lo tranquilamente. Basta ter vontade de aprimorar a sensualidade e gostar de dançar!


Pole Exótico

O Exotic Pole viralizou a partir de 2014 nas redes sociais e geralmente é associado às pole dancers russas, que já possuem uma fama natural de serem super fortes e técnicas. É o estilo que mais se relaciona com o famoso sapato quilometricamente alto.   É sensual como o seu primo Sexy Pole, mas foca muito mais em executar movimentos de alta dificuldade – variando entre floorworks e a barra – sempre tendo a musicalidade, o ritmo e a flexibilidade como melhores aliados de uma boa performance. Uma ótima opção para quem é fã de danças e adora unir o lado acrobático ao coreografado.

Pole Contemporâneo

Foi batizado desta forma justamente por lembrar em fluidez, leveza e linguagem corporal uma dança contemporânea. Mas tem, é claro, como diferencial o uso da barra. O Pole Contemporâneo alia poses de média a alta complexidade (que são ensinados no Pole Acrobático, por exemplo) com coreografias inteiramente interpretadas através do corpo.

Ele também se popularizou nos últimos anos via redes sociais e pode ser a melhor alternativa para quem é apaixonado por danças e manifestação artística através do movimento do corpo. Quem sabe ele é o seu match perfeito?

Sobre Roger de Souza

É dançarino, coreógrafo e blogueiro. Autoditada e estudioso dessa arte, pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes do Mundo da Dança. Saiba mais sobre o Autor.