Uma definição de expressão instintiva, o que é dançar?


A dança pode ser definida como uma expressão instintiva do ser humano. Os homens foram mostrados ritmicamente para aquecer e se comunicar antes de moer pedras e construir abrigos. A dança é considerada a arte mais antiga e a única arte que não requer materiais e ferramentas. Depende apenas do corpo e da vitalidade humana para cumprir sua função como ferramenta de reafirmação de sentimentos e experiências subjetivas.

A dança original é pessoal e tem a ver com a conquista do amor. As danças em grupo também aparecem na função de cultuar poderes superiores, ou em simples celebrações festivas como casamentos, colheitas, nascimentos, etc.

Ao longo da história, a dança se profissionalizou até atingir o padrão que conhecemos hoje. No entanto, nenhuma dessas formas de expressar a dança dá outro status claro. Desde então, eles coexistiram. Seja amador ou profissional, a característica mais original da dança permanece a mesma: muita diversão para o artista.

A dança é uma forma de expressão que se perde com as origens humanas. Os humanos dançam desde os tempos antigos. Seja para entretenimento, para celebrar o sagrado, ou como profissão.

Em suma, dançar é uma atividade irrestrita. No entanto, você deve se perguntar quais são seus objetivos.  Tornar-se bailarino profissional, seja qual for a forma, geralmente requer anos de dedicação, com exceção de pouquíssimos talentos excepcionais, que quase sempre começam na primeira infância.

Mas para muitas pessoas, dançar é possível. Não tem idade, sexo, classe social e nem restrições para os que são portadores de necessidades especiais. Sem contar a gama de estilos que temos neste universo, ou seja, do balé à dança moderna, do bolero à música eletrônica, o movimento é uma atividade muito prazerosa e possível.

Sobre Roger de Souza

É dançarino, coreógrafo e blogueiro. Autoditada e estudioso dessa arte, pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes do Mundo da Dança. Saiba mais sobre o Autor.